Áreas de Conhecimento - CNPq: Ciências Humanas

Área Temática da Extensão: Educação / Direitos Humanos e Justiça

Programa Previsto

Tema(s) ministrado(s):

CH

Semana 1: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Conceitualização.

10H

Semana 2: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Predominantemente Desatento.

10H

Semana 3: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Predominantemente Hiperativo Impulsivo.

10H

Semana 4: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Combinado

10H

Carga Horária Total:

40H

Justificativa

A proposta do curso é apresentar os conceitos sobre Déficit de Atenção/Hiperatividade, bem como, apresentar as Práticas Pedagógicas voltadas a alunos(as) que apresentam indicadores do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.

Alguns desses alunos(as), muitas vezes, são confundidos, ou, mesmo “rotulados” como: indisciplinados, com falta de limites, desatentos e desorganizados e, como consequência, geram atitudes não recomendadas, por parte de alguns pais e professores. O curso tem objetivo combater o excesso de críticas a estes alunos(as), que somadas ao baixo rendimento escolar, muitas vezes, podem provocar o isolamento e, até mesmo, a exclusão da escola.

Objetivo geral

Oportunizar ampliação de conhecimentos aos profissionais da área da educação para atuar com alunos(as) com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade no cotidiano da sala de aula, bem como, replicar estes conhecimentos aos pais destes alunos(as) e também, a outros interessados como: estudantes de graduação desta área, Fonoaudiólogos, Psicólogos e comunidade em geral.

Objetivos específicos

  • Identificar o conceito do Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade.
  • Apontar as possíveis causas desse transtorno;
  • Caracterizar as diferenças existentes entre os três tipos de manifestação do TDAH;
  • Explicitar práticas pedagógicas para atender os alunos e /ou alunas que apresentam sintomas de TDAH desatento, hiperativo-impulsivo e o combinado;
  • Apontar as possíveis consequências para o sujeito que apresenta os sintomas referente aos diferentes tipos de TDAH;
  • Especificar as possíveis comorbidades que podem ocorrer em um sujeito com TDAH;
  • Realizar um encaminhamento de um sujeito que apresenta TDAH para um profissional da área médica. 

Metodologia

Serão disponibilizados materiais didáticos a serem acessados on-line, conforme elencados abaixo, bem como, estarão disponíveis para download aqueles em PDF:

• Vídeo aulas de cada aula/tema do curso;

• Roteiro de estudo por aula (disponível para download em PDF);

• Slides de cada aula (disponível para download em PDF);

• Textos de apoio de cada aula (disponível para download em PDF);

• Atividade de reforço de cada aula;

• Tutoria On-line pré-agendada.