Áreas de Conhecimento - CNPq: Ciências Humanas
Área Temática da Extensão: Educação / Direitos Humanos e Justiça
Programa Previsto
Tema(s) ministrado(s): |
CH |
Semana 1: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Conceitualização. |
10H |
Semana 2: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Predominantemente Desatento. |
10H |
Semana 3: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Predominantemente Hiperativo Impulsivo. |
10H |
Semana 4: Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade Combinado |
10H |
Carga Horária Total: |
40H |
Justificativa
A proposta do curso é apresentar os conceitos sobre Déficit de Atenção/Hiperatividade, bem como, apresentar as Práticas Pedagógicas voltadas a alunos(as) que apresentam indicadores do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.
Alguns desses alunos(as), muitas vezes, são confundidos, ou, mesmo “rotulados” como: indisciplinados, com falta de limites, desatentos e desorganizados e, como consequência, geram atitudes não recomendadas, por parte de alguns pais e professores. O curso tem objetivo combater o excesso de críticas a estes alunos(as), que somadas ao baixo rendimento escolar, muitas vezes, podem provocar o isolamento e, até mesmo, a exclusão da escola.
Objetivo geral
Oportunizar ampliação de conhecimentos aos profissionais da área da educação para atuar com alunos(as) com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade no cotidiano da sala de aula, bem como, replicar estes conhecimentos aos pais destes alunos(as) e também, a outros interessados como: estudantes de graduação desta área, Fonoaudiólogos, Psicólogos e comunidade em geral.
Objetivos específicos
- Identificar o conceito do Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade.
- Apontar as possíveis causas desse transtorno;
- Caracterizar as diferenças existentes entre os três tipos de manifestação do TDAH;
- Explicitar práticas pedagógicas para atender os alunos e /ou alunas que apresentam sintomas de TDAH desatento, hiperativo-impulsivo e o combinado;
- Apontar as possíveis consequências para o sujeito que apresenta os sintomas referente aos diferentes tipos de TDAH;
- Especificar as possíveis comorbidades que podem ocorrer em um sujeito com TDAH;
- Realizar um encaminhamento de um sujeito que apresenta TDAH para um profissional da área médica.
Metodologia
Serão disponibilizados materiais didáticos a serem acessados on-line, conforme elencados abaixo, bem como, estarão disponíveis para download aqueles em PDF:
• Vídeo aulas de cada aula/tema do curso;
• Roteiro de estudo por aula (disponível para download em PDF);
• Slides de cada aula (disponível para download em PDF);
• Textos de apoio de cada aula (disponível para download em PDF);
• Atividade de reforço de cada aula;
• Tutoria On-line pré-agendada.